menos burocracia

VÍDEO: projeto de lei quer extinguir alvarás para atividades de baixo risco

18.404

Já em vigor em âmbito federal, tramita, na Assembleia Legislativa Gaúcha, o projeto de lei da Liberdade Econômica no Rio Grande do Sul. Em suma, a matéria, já aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, extingue a necessidade de alvarás e licenças prévias para atividades de baixo risco sanitário e ambiental. Ou seja, se aprovada, o empreendedor não precisará de um alvará de localização para abrir uma pequena loja. O deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM), autor do projeto, explica, no vídeo abaixo, a proposta: 


O assunto foi tema do Fórum dos Secretários de Desenvolvimento Econômico do Estado, realizado na última sexta-feira, na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O deputado Rodrigo Lorenzoni foi um dos palestrantes e explicou os principais pilares da lei para os secretários.

IPTU de 2020 terá reajuste de 2,54% para contribuintes de Santa Maria

Em entrevista ao Diário, na última sexta-feira, ele ressalta que o Estado precisa confiar mais no empreendedor e facilitar o processo de quem busca abrir o próprio negócio.

Mesmo com a tramitação do projeto na Assembleia, Santa Maria já caminha no sentido de desburocratizar a vida do empreendedor. Desde o ano passado, o programa Poupa Tempo já concedeu mais de 2,5 mil alvarás para a iniciativa privada. A média para concessão, que antes podia levar meses, caiu, em média, para cinco dias úteis.

Porém, ao contrário do projeto estadual, o Poupa Tempo ainda exige a concessão de alvará. O diferencial é que o empreendedor pode começar a operar a empresa apenas com a entrada do pedido de PPCI no Corpo de Bombeiros, por exemplo, para futura vistoria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após ação policial, CDL Santa Maria explica situação da FCDL Anterior

Após ação policial, CDL Santa Maria explica situação da FCDL

IPTU de 2020 terá reajuste de 2,54% para contribuintes de Santa Maria Próximo

IPTU de 2020 terá reajuste de 2,54% para contribuintes de Santa Maria

Economia